top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 08/05/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura


CAXAMBU – TERRA DE AMIGOS E MUITA ARTE LITERÁRIA

A LITERATURA tem me proporcionado o encontro com muitos escritores de todas as partes de Minas Gerais, de outros estados e também de outros países.
Hoje vim falar de um amigo que fizemos, nas andanças das letras, e do trabalho maravilhoso e criativo que ele está expondo em CAXAMBU.
A vida de escritor, principalmente dos escritores independentes, é muito difícil. Temos que ter muita disciplina, amor pela leitura e escrita e atuar num mercado competitivo que, de LITERATURA verdadeira quase não tem nada. O que impulsiona o mercado literário é o consumismo desenfreado dos livreiros, editoras e empresas de eventos, que dão espaços aos escritores renomados e deixam às margens os que produzem de forma independente, mas isso é matéria para outro dia.
Hoje vim falar do trabalho incrível de Antonio Trotta, jornalista e poeta.
Trotta reuniu a sensibilidade da poesia e, em parceria com a bordadeira Flávia Cazarini, criaram lindos panôs, utilizando linhas de várias cores e um bordado traçado a pontos livres, para dar mais delicadeza e singeleza à ARTE de escrever do poeta e o bordado de Flávia.
A exposição começou no dia 03 de maio, na Cafeteria Monalisa, Cultura Sabor e Arte, no Parque das Águas de Caxambu e se estende até dia 12.
Os panôs serão vendidos e estarão expostos para a leitura dos poemas e apreciação dos trabalhos artesanais.
Alguns panôs serão apresentados nas redes sociais, caso haja interesse, poderão ser comprados antecipadamente, bastando para isso fazer um contato para confirmar a disponibilidade dos poemas que já foram bordados e, depois, fazer o pagamento por PIX, garantindo, assim, a aquisição.
A entrega dos panôs poderá ser feita pessoalmente após a exposição, e para fora do munícipio, haverá custo dos correios.
O contato será feito através do Instagram @atrottamg e as conversas poderão acontecer por meio de mensagens escritas.
Serão quase duas semanas de ARTE e CULTURA de excelência.
Eu, com toda certeza, já reservei o meu poema bordado.
Antonio Trotta é um grande amigo, excelente jornalista e possui uma escrita primorosa.
Para mim, que sou grande observadora e muito crítica, aprecio essas manifestações que diferem do convencional e das mesmices.
Se puder, viste Caxambu para tomar um cafezinho e degustar também da ARTE do escritor e da bordadeira.
Para mim é sempre gratificante poder difundir o trabalho CULTURAL/ARTÍSTICO daqueles que iro, respeito e porque fazem um trabalho digno de ser reverenciado.
Temos ARTE acontecendo em todos os lugares.
Arte que nos faz refletir sobre a sociedade, as idiossincrasias humanas, as levezas e sensibilidades que são pertinentes àqueles que desenvolvem suas manifestações culturais.
Agulhas, linhas, mãos, letras... emoções que se juntam para criar algo que nos toca, nos emociona e nos faz sentir vivos e pertencentes a espaços mais acolhedores e menos tecnológicos.
Aplausos à iniciativa de Trotta e da habilidade da bordadeira.
Essas foram as palavras enviadas pelo poeta: “Momento Cultural
Sarau Monalisa e Exposição "Entre Linhas".
Um evento expressivo.
Um público marcante. Lindas apresentações. Músicas deliciosas.
Um espaço agradável, recheado com sabores e decorado de poesias.
Gratidão aos presentes.”
E eu agradeço por sempre poder noticiar iniciativas assim, que buscam disseminar os verdadeiros objetivos de se fazer cultura.



Gazeta de Varginha

bottom of page