Coluna Arte e Cultura em Ação - 22/05/2025
- gazetadevarginhasi
- há 23 horas
- 3 min de leitura

9ª FLAVIR
FEIRA LITERÁRIA DAS ÁGUAS VIRTUOSAS
Depois de muitos encontros, reuniões presenciais e virtuais, analisando o perfil de cada entidade literária parceira, como cada região convidada poderia contribuir para o enriquecimento e difusão de atividades literárias e também demais áreas das artes, a Fundação Cultural Vagão 98, da cidade de Lambari, realiza quase duas semanas de atividades.
A APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas é uma das parceiras desse evento que esse ano vem com um perfil muito abrangente e absolutamente inclusivo e ível, ou seja, incluindo em cada apresentação todos os moldes de ibilidades (atitudinal, comunicacional e arquitetônica) e tanto público, quanto produtores de arte foram abarcados.
O principal objetivo da FLAVIR é democratizar, expandir, incluir e elevar a CULTURA, tendo como eixo central a LITERATURA, norteando todas as demais áreas.
O evento tem a produção e direção do Vagão 98.
A Feira Literária das Águas Virtuosas é um projeto executado com recursos da Lei Paulo Gustavo - Edital SECULT/MG LPG 10/2023 e conta, nessa edição, com mais de 50 eventos confirmados, 07 cidades sul-mineira, sendo Varginha representada pela APESUL, e vários apoiadores.
Temas relevantes serão abordados e a programação está imperdível.
A Fundação Cultural Vagão 98 procurou valorizar escritores e artistas de Minas Gerais, a produção da escrita local e também dos demais territórios sul-mineiros literários com ações formativas, oficinas, mesas de debates, apresentações de dança, teatro, contação de histórias, palestras, música, lançamentos de obras que serão oferecidos de maneira híbrida.
O homenageado dessa edição é Tiago Rogero.
Rogero é jornalista, correspondente do jornal The Guardian na América do Sul. É criador do projeto Querino e dos podcasts Vidas Negras e Negra Voz. Vencedor do prêmio Vladimir Herzog em 2020 e 2023 e do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) de 2025 pelo livro Projeto Querino, foi gerente de criação na Rádio Novelo e repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM.
A APESUL, assim como seus escritores e o COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Varginha estarão presentes na cidade de Lambari, nas atividades que serão executadas dia 24 de maio, no Cassino.
Durante os dias 23 até 04 de junho eventos LITERÁRIOS/CULTURAIS serão realizados simultaneamente pelos 07 territórios parceiros.
A Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas agradece a parceria da UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas/ Varginha, que generosamente cedeu suas dependências para a realização das atividades propostas que acontecerão dia 27 de maio com início marcado para as 17h; agradece também a parceria com o COMPIR e a todos os escritores que nunca medem esforços para ampliar as questões e conteúdos literários.
Vale ressaltar que o principal objetivo da FLAVIR é desenvolver mecanismos que valorizem o intercâmbio entre artistas, produtores e agentes culturais com a sociedade civil dentro de um processo contínuo, ultraando as fronteiras e premissas das Bienais e Festivais Internacionais Literários que se utilizam de Leis de Incentivo à Cultura com o objetivo maior de venda de espaços para exposições de editoras e a mera comercialização de livros, onde os convidados, geralmente são personalidades interessadas em promoverem suas obras do que debater, de fato e de direito, conceitos e o protagonismos das artes, principalmente da LEITURA e ESCRITA.
Uma programação completa será divulgada em breve no site oficial do VAGÃO 98.
Todas as atividades são gratuitas e não precisam de prévias inscrições.
Será também disponibilizado um link para quem quiser participar de curso online e para quem desejar emissão de certificado que será fornecido de acordo com critérios dos realizadores do evento.
A APESUL deixa convite e programação das atividades que acontecerão em Varginha, ressaltando que a presença de todos é de extrema alegria e comemoração.

