Coluna Jurídica Gazeta - 17/08/2023
- gazetadevarginhasi
- 17 de ago. de 2023
- 3 min de leitura

Golpes na Internet e ações para recuperar uma conta invadida no Instagram
Em um cenário de crescente digitalização e uso massivo das redes sociais como o Facebook e o Instagram, a importância do Direito Digital torna-se cada vez mais evidente. Com a ampliação do espaço virtual e das interações online, novos desafios emergem, especialmente no que diz respeito à segurança e privacidade dos usuários.
O Direito Digital desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos e interesses das pessoas nesse ambiente digital em constante evolução. Ao garantir a adoção de medidas preventivas, orientar ações legais e promover a responsabilidade dos agentes envolvidos, ele assegura que as plataformas digitais sejam utilizadas de forma segura e transparente, salvaguardando os direitos dos usuários e oferecendo respostas adequadas aos desafios trazidos pelo mundo virtual.
Cada vez mais tem crescido a importância das redes sociais na vida das pessoas, tornando-as alvos frequentes de golpes cibernéticos. Os criminosos têm aprimorado suas táticas e recorrem a técnicas de engenharia social para manipular psicologicamente as vítimas, visando obter o não autorizado às suas contas e divulgar informações confidenciais.
Assim, os golpistas têm desenvolvido vários métodos para ar ilegalmente contas alheias através de contatos pelo Direct do Instagram, em que se am por membros do e da rede social ou oferecem supostos prêmios e serviços em troca de informações pessoais dos usuários. Infelizmente, muitas vítimas acabam fornecendo suas senhas e dados pessoais sem perceberem, abrindo brechas para a invasão.
No caso de invasão, algumas dicas são importantes a serem seguidas para recuperar sua conta. A primeira atitude a ser tomada é verificar se na sua conta de e-mail há alguma mensagem do Instagram.
Se você recebeu um e-mail da seguinte conta: [email protected], notificando sobre a alteração do seu endereço de e-mail, poderá desfazer essa ação utilizando a opção “Proteger minha conta” presente na mensagem do e-mail. Caso tenha ocorrido alterações em outras informações (como a sua senha) e não seja possível reverter o endereço de e-mail, solicite um link para ou um código de segurança diretamente ao Instagram.
Em seguida use a ferramenta recuperação da conta do Instagram. Logo abaixo dos campos onde você insere seu e-mail e senha para entrar no Instagram, existe um link dizendo “Esqueceu a senha?”. Clique nele. Você será redirecionado para uma página de recuperação de senha. Insira seu número de telefone ou endereço de e-mail, e clique em Enviar Link de . Em seguida, o Instagram enviará um e-mail com o link para você recuperar sua conta.
Em suma, se você foi hackeado a pouco tempo, é possível que consiga recuperar a sua conta com o tutorial acima. Entretanto, às vezes, os hackers são tão rápidos que alteram seu nome de usuário, e-mail e telefone logo após invadir sua conta. Se os seus dados de usuário forem considerados inválidos, você deverá denunciar a invasão para o e do Instagram, preenchendo um formulário com todos os detalhes da sua conta, e lá, você selecionará a opção “minha conta foi invadida”.
O Instagram fará contato para verificar sua identidade como uma medida extra de segurança. Essa verificação será feita por meio de fotos (selfie) que você deverá tirar utilizando os códigos que o Instagram irá enviar. Porém, se mesmo depois de todas essas etapas você não conseguir recuperar a conta por meio dos procedimentos padrões do Instagram é aconselhável buscar o auxílio especializado de um profissional para analisar o caso e, se necessário, tomar medidas legais para restabelecer o o e recuperar a conta invadida.
Em muitos casos os juízes têm fixado multa diária em caso de descumprimento da ordem judicial pela plataforma. Essa abordagem faz com que as redes sociais ajam de forma mais ágil para resolver o problema, tornando a recuperação da conta uma prioridade e acelerando a resolução do problema.
