Prevenção em Pauta 07/05/2025
- gazetadevarginhasi
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

Maio Amarelo: Um Mês de Ações em Prol da Vida no Trânsito!
Todos os dias, milhares de pessoas saem de casa para trabalhar, estudar ou simplesmente viver suas rotinas — mas muitas delas não voltam. O trânsito, que deveria ser um meio de conectar pessoas e lugares, ainda é uma das principais causas de mortes no mundo. E é para mudar essa realidade que nasceu o movimento Maio Amarelo, uma campanha internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito.
Criado em 2014, o Maio Amarelo tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em sinistros de trânsito. A cor amarela simboliza a atenção e advertência no trânsito, portanto, foi escolhida para representar essa causa que é de todos nós. Mais do que uma campanha, o movimento é um convite à reflexão e à mudança de comportamento.
No Brasil, onde mais de 30 mil pessoas morrem por ano em acidentes viários, a urgência do tema é clara. São vidas interrompidas por imprudência, excesso de velocidade, uso do celular ao volante ou falta do cinto de segurança. Pequenas escolhas, que parecem inofensivas, podem ter consequências irreversíveis.
Neste mês de maio, ações educativas, palestras, campanhas publicitárias e mobilizações tomam conta das ruas, escolas, empresas e redes sociais. Mas a verdadeira transformação começa dentro de cada um de nós. Respeitar as leis de trânsito, ser gentil com os outros motoristas, cuidar de pedestres e ciclistas — isso também é salvar vidas.
Portanto, neste Maio Amarelo, lembre-se: o trânsito é feito de pessoas. E cada uma delas tem alguém que a espera em casa. A vida é o bem mais precioso que temos — e não deve se perder em meio a semáforos e buzinas.
Vamos todos nos unir para promover um trânsito mais seguro e humano. Cada gesto de responsabilidade e respeito pode fazer a diferença. Vamos aproveitar este Maio Amarelo para nos comprometer com a segurança de todos, transformando nossas atitudes em um exemplo positivo para as futuras gerações. Afinal, a mudança começa com cada um de nós. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro e um futuro melhor, onde cada viagem seja uma jornada segura e cheia de esperança.
Mobilidade Humana:
Uma Nova Perspectiva
Nos últimos tempos, temos discutido mais sobre "Mobilidade Humana" em vez de "Mobilidade Urbana", reconhecendo que os deslocamentos são, principalmente, realizados por pessoas. Com isso em mente, o OBSERVATÓRIO estabeleceu o tema para o Maio Amarelo de 2025: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana.
A verdadeira mobilidade humana é construída quando todos se sentem seguros e respeitados. Vamos transformar a responsabilidade individual em uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades em ambientes mais seguros e inclusivos para todos.

